28/10/2008
O Programa Eco Cidadão foi selecionado entre as sete melhores práticas que concorrem ao Premio Internacional de Dubai e UN Habitat(Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos)
As outras práticas selecionadas foram do México, Palestina, Yemen, Paquistão, Bangladesh e Espanha
A premiação foi concedida ao projeto Cultivar plantas – cultivar paz, desenvolvido pelo Eco Cidadão, faz parte do “Programa Cidades cultivando para o futuro”, executado em nível global pela Fundação Ruaf, da Holanda, Ipês, Instituto de Desenvolvimento sustentável, do Peru, Idrc, Centro de Pesquisas para o Desenvolvimento Internacional ,do Canadá, e tem o apoio da Prefeitura de Macaé
A iniciativa foi implantada em Macaé, no norte fluminense em agosto de 2007.em conjunto com a gestão municipal e conta com hortas comunitárias em 3 escolas municipais, no Caps (Centro de Atendimento Psicossocial)e no Assentamento Celso Daniel ,os grupos envolvidos são estudantes, idosos do PSF (Engenho da Praia), mulheres de baixa renda e portadores de sofrimento mental.
O Eco Cidadão promove oficinas sobre educação ambiental, agroecologia, gestão de resíduos sólidos, cidadania participativa, educação para o consumo alimentar,economia solidária e o objetivo é melhorar as condições de vida, ,alimentares e a integração com o meio ambiente. Dentre as atividades desenvolvidas,destacam-se as oficinas temáticas,as feiras de trocas solidárias, de mudas, sementes e receitas orgânicas, plantios de árvores, oficinas de degustação de chás e lanches naturais, entre outros. As hortas são espaços de aprendizagem e convivência comunitária. Os participantes aprendem a adotar no cotidiano,,atitudes de prevenção e preservação em todos os lugares,transformando espaços ociosos e degradados em espaços preservados e produtivos.
“É uma honra para o Eco Cidadão ser um dos sete trabalhos selecionados pelo UN Habitat e Prefeitura de Dubai, é mais um estímulo para avançarmos nas nossas conquistas locais. O projeto Cultivar plantas – cultivar paz promove a mobilização de valores e ações que favorecem a preservação ambiental e a convivência social”,afirma Marielza Horta ,coordenadora do Programa Eco Cidadão
Criado em 1997 ,o Programa Eco Cidadão desenvolve projetos que incentivam a participação ativa e consciente das comunidades no meio em que vivem e atuam e vem tendo o seu trabalho reconhecido pela comunidade internacional desde 2002, quando ficou entre os 40 finalistas do Prêmio Internacional de Dubai para Melhores Práticas, promovido pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat). A iniciativa recebeu outros três prêmios da ONU. Em dezembro de 2003, o Eco Cidadão foi homenageado pelo Programa de Gestão Urbana (PGU) com diploma em reconhecimento aos avanços obtidos em Macaé. Participou do Fórum Universal das Culturas de Barcelona-2004 como um dos 42 projetos no mundo que mudaram a realidade das cidades. Em 2006, recebeu o título de Good Practice (Boa Prática) por parte do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat)., além dos prêmios Energy Globe National - 2006 e Energy Globe National - 2007 concedidos pela União Européia.
Mais informações: Marielza Cunha Horta - ecocidadao@yahoo.com.br
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Eco Cidadão é selecionado para o Prêmio Internacional de Dubai
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário