quinta-feira, 30 de abril de 2009

Fórum Estudantil focará sustentabilidade

30/4/2009
ESTUDANTES PARTICIPAM DE SIMULAÇÃO DA ONU
Além da capital de São Paulo, estarão presentes escolas de Bragança Paulista (SP), Limeira (SP), Uberlândia (MG) e Vitória (ES)
A 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (COP-15) acontecerá em dezembro, na Dinamarca. Mas na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) as discussões sobre a redução de emissões de poluentes e o documento que substituirá o Protocolo de Kyoto iniciam no fim do mês. Entre os dias 30 de abril e 03 de maio, diversos organismos internacionais estarão representados no campus para simular os principais temas da agenda internacional. A diferença é que cerca de 400 alunos do Ensino Médio de 30 escolas brasileiras serão os responsáveis pela argumentação e defesa dos interesses políticos e econômicos dos países que irão representar.
Trata-se do Fórum FAAP de Discussão Estudantil – simulação de organismos internacionais organizada anualmente pelos alunos da FAAP, que já está na sua quinta edição. Neste ano, o evento enfatizará a consciência sustentável e o debate quanto à recessão econômica global.
Para a simulação, as escolas são organizadas em grupos denominados delegações, que vão representar o corpo diplomático de uma país, defendendo a política externa em debates desenvolvidos em cada um dos Comitês de discussão. Cada instituição de ensino é representada por no máximo 16 alunos, além de uma dupla de estudantes, que farão a cobertura jornalística de um dos Comitês.
Além da COP-15, as escolas participantes irão simular reuniões de organismos como o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), Conselho de Direito Humanos (CDH), Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Fundo Monetário Internacional (FMI), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Conselho da União Européia (CE) e a Assembléia Geral das Nações Unidas do Comitê de Desarmamento e Segurança Internacional (DSI).
No Comitê de Imprensa, os alunos representarão veículos de comunicação de diversos países, no qual terão a possibilidade de atuar como jornalistas e de vivenciar a redação de um jornal, seguindo a linha editorial de seus respectivos veículos de comunicação. Jornais como The Washington Post, Le Monde, Jerusalem Post e The Times of India fazem parte dos credenciados para cobertura fictícia do evento. A idéia é ressaltar o papel e a influência da mídia nas decisões internacionais e preservar cada vez mais a originalidade da simulação perante a ONU. Além disso, as matérias e reportagens dos jornais internacionais serão escritas em inglês ou espanhol, para dar mais veracidade ao trabalho.
O Fórum FAAP aborda sempre temas atuais, o que contribui para o aprendizado dos alunos participantes, tendo em vista que todos estão a caminho do vestibular. O principal objetivo do evento é promover os valores democráticos, de cidadania e tolerância, por meio de ferramentas pedagógicas que preparem os jovens para se tornarem líderes em suas comunidades e disseminadores destes princípios.
“Nenhum país é uma ilha e temos de educar cidadãos globais, com mentalidade universal e conhecimento dos problemas mundiais. Por esse motivo, o evento é importante porque desperta nos jovens as habilidades necessárias para enfrentar o mundo contemporâneo”, acrescenta o Embaixador Rubens Ricupero, diretor da Faculdade de Economia da FAAP.
Na ocasião, uma tenda da ACNUR será exibida na FAAP. O objetivo é aproximar os estudantes da dura realidade enfrentada tanto pelos refugiados quanto por aqueles que trabalham pela manutenção e defesa dos Direitos Humanos em todo o mundo. A tenda será a mesma utilizada pela agência nos campos de refugiados, assim como os utensílios domésticos e de higiene pessoal.
Pequenos diplomatas
Além do aprendizado prático, com os debates e dinâmicas que simulam as negociações democráticas, os estudantes desenvolvem a oratória, o senso crítico, o poder de negociação, a desenvolver trabalho em grupo e o exercício de ouvir opiniões diferentes, crenças e religiões. O período de preparação dos alunos como diplomatas, por exemplo, é pautado num guia de estudos elaborado pelos Diretores dos Comitês do Fórum, que são alunos de graduação da FAAP.
Composto por informações, sugestões bibliográficas e dicas de sites de pesquisa, o guia proporciona aos alunos entender o contexto geral que irá compor o cenário das discussões desenvolvidas. A publicação traz ainda os deveres e as regras de procedimento parlamentar a serem adotadas durante os dias do evento. No site http://www.faap.br/forum_2009 é possível acessar o documento completo.
Os participantes poderão ainda aprimorar suas habilidades de conversação, escrita e compreensão em línguas estrangeiras. “Como o evento é configurado para que os jovens estejam imersos em um ambiente semelhante às principais reuniões, o aluno pode optar pela participação em comitês simulados em inglês e espanhol”, explica o Prof. Luiz Alberto Machado, vice-diretor da Faculdade de Economia.
Sustentabilidade
Considerando o tema desta edição, foram incorporados conceitos de sustentabilidade à estrutura do evento. A empresa Metacortex, por exemplo, fará a neutralização de carbono e gases de efeito estufa produzidos no Fórum FAAP. Será feito o cálculo de quanto cada participante potencialmente emitiria de gases de efeito estufa e, para cada aluno, será plantada uma árvore.
Além disso, todo o material utilizado – principalmente o guia de estudos – será feito de papel reciclado. Haverá também coleta seletiva do lixo produzido durante os quatro dias, e cada delegado receberá uma caneca personalizada do Fórum para ser utilizada reduzindo o uso de copos descartáveis.
Direitos Humanos
Em Comemoração aos 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos, o Fórum FAAP promoverá ainda uma exposição no Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP) em homenagem ao artista plástico brasileiro Otávio Roth. Fotógrafo, papeleiro e xilogravurista, Roth teve sua produção artística fortemente influenciada pelos temas dos Direitos Humanos e Anistia Internacional. A obra exposta é a reprodução de um álbum produzido em 1978, que ilustra os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e que está atualmente exposta em três sedes da ONU. A Mostra estará em cartaz durante o evento e será aberta apenas aos participantes.
Histórico
Idealizado pelos alunos de Relações Internacionais da Fundação, com o apoio da FAAP, o Fórum FAAP de Discussão Estudantil teve a sua primeira edição em 2005 e contou com 270 estudantes vindos de 46 escolas de todo o Estado de São Paulo. Em 2006, o número de participantes subiu para 362 jovens oriundos de 34 escolas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
Em 2007, o evento reuniu 398 alunos de 32 escolas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. A maioria dos participantes nas três edições anteriores era do terceiro ano do Ensino Médio. No ano passado, o evento contou com 396 participantes de 33 instituições de ensino dos Estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Tocantins.
A simulação de organismos internacionais teve sua origem logo após a Primeira Guerra Mundial. Desde então, instituições de diversos países organizam anualmente modelos como este. O Fórum FAAP é pioneiro em simulação educativa do Estado de São Paulo voltada a alunos do Ensino Médio.
O V Fórum FAAP de Discussão Estudantil tem o patrocínio das empresas Nestlé, Lequip, Banco Bradesco e Impacto Segurança, além de apoio institucional da prefeitura da Cidade de São Paulo, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Un Volunteers (Programa de Voluntários das Nações Unidas). E tem parceria com as seguintes empresas: Applebees, Bauducco, Casa do Pão de Queijo, Espaço Árabe, Intertur e Reinaldo Lourenço.
Confira os Comitês e Temas do V Fórum FAAP:
Primeiro Comitê da Assembléia Geral: Desarmamento e Segurança Internacional (DSI)Tema: A Transferência de Tecnologia Bélica
Conselho de Direitos Humanos (CDH)Tema: Tolerância Religiosa - Ocidente e Oriente
Conselho de Segurança das Nações Unidas – (CSNU)Tema: Crianças em Conflitos Armados
Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)Tema: Os Refugiados da República Democrática do Congo
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)Tema: Desenvolvimento e Qualidade de Vida: Possibilitando Estruturar Políticas Públicas
Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15)Tema: As Mudanças Climáticas e do Desenvolvimento Humano
Fundo Monetário Internacional (FMI) Tema: Lidando com Crises no FMI
Conselho Europeu (CE)Tema: Políticas Européias de Imigração
Fonte: WNP - Fabiana Dourado.

Nenhum comentário: